Como usar a nova ferramenta desfoque do YouTube para proteger identidades

{Por Morgan Hargrave – leia o original em inglês aqui}

O YouTube lançou em fevereiro uma nova versão da sua função personalizada de desfoque, que permite que usuários borrem imagens específicas dos seus vídeos, como rostos ou informações de identificação.  Neste post vamos demonstrar como usar a ferramenta e relembrar porque a desfocagem pode ser importante no compartilhamento online de vídeos de direitos humanos.  Esta é uma grande atualização da ferramenta e facilita muito a capacidade de proteger aqueles que são filmados.

Para mais contexto, leia este blog em que comentamos a importância do anonimato visual e de  expandir o acesso a essas ferramentas para que mais pessoas possam fazer denúncias com segurança e eficácia.

Como funciona

A função original permitia que o usuário habilitasse um recurso de detecção facial para desfocar todos os rostos no vídeo.  Não havia maneira de ajustar o retoque caso o usuário não conseguisse desfocar todos os rostos, ou se só desejasse borrar algumas das pessoas no vídeo.  Isso mudou.  Agora é possível “desfocar todos os rostos” que quiser ou ainda escolher áreas específicas da imagem para desfocar (selecione uma área em torno de uma placa de carro, por exemplo, e a ferramenta acompanhará a imagem para e mantê-la oculta em todo vídeo).  É uma ferramenta poderosa que usa a mesma tecnologia que o Google usa para desfocar rostos no Google Maps e Earth.

Quando escrevemos pela primeira vez sobre essa ferramenta do YouTube, em 2012, ressaltamos quanto tempo seria economizado, mesmo que um vídeo de um minuto cheio de rostos levasse meia hora para processar.  Mas o processo é bem mais rápido hoje: num teste que fizemos com um vídeo de um minuto com um único rosto, levamos pouco menos de dez minutos para completar todos os ajustes. A maior parte disso é o tempo que se leva para ir ajustando manualmente a região embaçada ao decorrer do vídeo –  cada ajuste leva cerca de dois segundos para atualizar.

Como usar

Bolamos um vídeo rápido para ilustrar o passo-a-passo – desde como encontrar até como usar a ferramenta desfoque.  Para acessar à ferramenta, clique em “Melhorias” e depois em “Efeitos de desfocamento” – essas opções ficam nos botões localizados debaixo do seu vídeo.  Depois, escolha “Desfocamento Personalizado” para desenhar uma caixa de seleção sobre o rosto ou área que deseja ocultar. Note que a ferramenta é acessível no celular, só no computador (se quiser desfocar rostos com vídeos em celulares, considere aplicativos como o ObscuraCam).

É muito mais fácil mostrar do que explicar como funciona a ferramenta, então assista ao vídeo que fizemos com o passo-a-passo de como desfocar uma área específica da sua imagem e ajustar conforme necessário para se certificar de que tudo está coberto.  É sempre importante conferir do começo ao fim, principalmente em vídeos com bastante movimento.  Você pode assistir ao vídeo no editor de desfocamento e fazer ajustes ao longo do processo.

Ao terminar, há algumas opções para salvar seu arquivo. A primeira permite que você salve as alterações para continuar mais tarde; a segunda salva a versão desfocada como uma cópia mas mantém o original; e a terceira opção (mais segura) salva a versão modificada e exclui o arquivo original.  Esta terceira opção é recomendada se você estiver preservando o seu material adequadamente em outros lugares; consulte nosso Guia de ativistas para arquivamento de vídeo para mais informações.

 

Abordagens complementares para antes, durante e depois de filmar em prol dos direitos humanos

Há muitos desafios inerentes ao uso das mídias visuais em prol dos direitos humanos.

A atualização da ferramenta de desfoque do YouTube ajuda a resolver algumas preocupações, especialmente considerando a magnitude do YouTube, mas há outros ponto que precisam ser considerados:

  • Se você está conduzindo uma entrevista delicada ou em contexto de alto risco, você precisará usar um software de edição para disfarçar a voz da pessoa entrevistada. Embora o rosto seja a maneira mais fácil de identificar alguém, não é o único jeito de se fazer isso; por exemplo, o Facebook consegue te identificar mesmo em fotos que não tenham o seu rosto, graças a dicas visuais como o tipo de corpo e roupas.  Nossa Folha de dicas para proteger identidades inclui, por exemplo, a recomendação de estar atento e pedir ao entrevistado para não citar nomes ou lugares específicos.
  • Este vídeo ensina como filmar uma entrevista sem revelar a identidade para não ter que fazer isso no processo de edição. Algumas dessas alternativas podem ajudar a humanizar o entrevistado melhor do que a opção de desfocamento. Se você estiver usando um telefone celular, o aplicativo ObscuraCam (que desenvolvemos junto com o The Guardian Project), é a única opção disponível para borrar identidades no processo de filmagem – o aplicativo também limpa metadados, outra forma de proteger a si mesmo e às pessoas filmadas. É melhor avaliar essas questões de privacidade antes de filmar para que o desfocamento ser o último recurso.
  • Poder ocultar identidades também não elimina a necessidade de pensar bem sobre as questões de privacidade, dignidade e protagonismo daqueles que você filmar.  Nossa Folha de Dicas sobre o consentimento informado é um bom lugar para começar – escreva-nos se quiser um modelo de formulário de consentimento que usamos com os nossos parceiros.
  • Seja você é um repórter, agregador, ou apenas um consumidor de notícias, é provavél que você se depare com vídeos em que as identidades deveriam ter sido protegidas mas não foram – reflita sobre a privacidade e dignidade das pessoas no vídeo antes de decidir compartilhar as imagens.  Para saber mais sobre o compartilhamento online, leia este post sobre o vídeo do abuso de um jovem perseguido por sua sexualidade na Rússia, que foi amplamente compartilhado e divulgado sem que o rosto da vítima (ou dos criminosos) tivesse sido ocultada.  Leia também as nossas Diretrizes Éticas para o uso de vídeos por testemunhas ou amadores para a defesa e documentação de Direitos Humanos.

 

Morgan Hargrave trabalha no programa de Technology Advocacy da WITNESS, que visa pressionar empresas de tecnologia, criar novas ferramentas e apoiar políticas públicas digitais que ajudam defensores dos direitos humanos a usar o vídeo de forma segura, eficaz e ética na documentação e denúncia de abusos.