Imagens gravadas por presos denunciam a situação do Presídio Central no sul do Brasil

16A produção longa-metragem retrata a realidade do Presídio Central* de Porto Alegre

*O presídio tem 4.289 presos, 2.400 presos acima da capacidade.

Foto: Divulgação do filme.

O filme “Central” lançado em 2015, inspirado no livro Falange Gaúcha (2008) de autoria do jornalista Renato Dornelles foi dirigido e produzido por Tatiana Sager e acabou de ser exibido no circuito do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

Estive na exibição seguida de debate com os realizadores no cinema do CCBB no centro do Rio e pude conversar com Renato e Tatiana rapidamente sobre a força das imagens que o filme mostra.

Comentamos ainda na fila do cinema, como a realidade dos presídios no Brasil é sempre denunciada por comissões de direitos humanos e organizações sociais através de relatórios e dados, e que a contribuição do filme está principalmente nas imagens impressionantes gravadas pelos próprios detentos, junto aos depoimentos de ex-internos gravados posteriormente.

As imagens assumem a força necessária para denunciar a situação sistemática de violações de direitos em unidades prisionais brasileiras e que as câmeras nunca conseguem chegar.

Veja o trailer do documentário:

O documentário Central trás uma grande contribuição pro debate sobre o uso do vídeo como evidência dentro de unidades prisionais e deixa ainda mais exposta a situação alarmante em que se encontram as unidades brasileiras.