Novo banco de dados vai cadastrar vídeos de violência policial durante protestos da Copa

[Read this in English here]

Atualização 11 de junho: O cadastro repercute nas redes sociais e na imprensa – matéria da BBC aqui e da RedeBrasilAtual aqui.

Post original: Com dezenas de protestos planejados essa semana de início da Copa, a WITNESS somou esforços com os Advogados Ativistas, Artigo 19, Associação Brasileira dos Advogados do Povo, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, Conectas, Justiça Global e a Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência para lançar um cadastro colaborativo para catalogar e sistematizar vídeos de violência policial.  

O cadastro vai gerar um banco de dados que ajudará a ilustrar e 10comprovar os padrões mais amplos e sistemáticos das violações, melhorando a coleta de dados e fortalecendo ações de pressão política e esforços jurídicos nos próximos meses.  

Para contribuir um vídeo, basta preencher este formulário: http://bit.ly/CadastreSeuVideo

Arte Divlgação Formulári0_05Arte Divlgação Formulári0_02Arte Divlgação Formulári0_04 Arte Divlgação Formulári0_03 PoliciaisSemIdentificacao_CadastroVideos_ArteConectas

Nos protestos que se espalharam pelo Brasil em 2013, vimos o enorme potencial do vídeo de expor e denunciar a violência policial, assim como acelerar processos por justiça em casos de manifestantes presos ilegalmente ou acusados de crimes que não cometeram.

No entanto, também vimos um potencial enorme que não foi plenamente alcançado.  Por exemplo: apesar de existir centenas de vídeos na internet mostrando claríssimas evidências de abuso policial nas manifestações, nenhum policial ou comandante foi responsabilizado.  

Acreditamos profundamente que, com melhores estratégias, práticas e cuidados, podemos reverter essa equação e garantir que mais vídeos possam, de fato, se transformar em mais direitos.  Este cadastro colaborativo é uma tentativa de resolver um dos desafios que enfrentamos quando há volumes grandes de vídeos, como nos protestos de 2013: o desafio de conectar os pontos, autenticar os conteúdos dos vídeos e usar essas informações para contar a história da soma das partes, dos padrões sistemáticos que permeiam a história da atuação da polícia brasileira – não só em protestos mas principalmente em favelas, periferias urbanas e bairros pobres.

Participe, contribua sua documentação e ajude a fortalecer as estratégias coletivas de incidência e mobilização!  

http://bit.ly/CadastreSeuVideo

(Obrigada Conectas pela linda arte!)