Protestar #NãoÉCrime – vídeo produzido pela WITNESS é exibido em audiência da CIDH sobre violência policial

[Read about this in English here]

 

A WITNESS colaborou com nove organizações brasileiras para editar um vídeo-compilação de imagens feitas por ativistas e jornalistas durante os protestos de 2013.  O vídeo foi exibido na abertura de uma audiência temática na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em Washington DC, sessão em que o Estado brasileiro teve que responder às denúncias de violência policial e outras violações ao direito ao protesto em 2013.

Os muitos vídeos e depoimentos filmados por manifestantes, ativistas, jornalistas e mídialivristas durante os protestos não deixam dúvidas sobre a escala e a gravidade dos abusos.  Este vídeo é apenas uma pequena amostra, compilado com imagens produzidas por: Prezz Libre, Gustavo Goulart/O Globo, Voz das Ruas, Coletivo Mariachi, Mídia Independente Coletiva, Rua Filmes, AFP Br e Coletivo Nigéria. Assista:

 

Durante a audiência, as organizações apresentaram um dossiê denunciando que mais de 1.700 pessoas foram detidas arbitrariamente (sem índice ou prova de crime qualquer), 83 jornalistas foram feridos e 23 pessoas morreram por motivos decorrentes da violência nos protestos em várias cidades ao longo de 2013.  O dossiê também ressaltou que, até então, nenhum policial ou autoridade havia sido responsabilizado por violações contra manifestantes, advogados ou jornalistas.  Assista ao vídeo completo da audiência aqui.

Como um complemento ao dossiê, a WITNESS também preparou uma lista com 78 vídeos adicionais para serem analisados pela Comissão, todos filmados durante os protestos e com claras evidências do padrão sistemático de excessos e ilegalidades policiais.

As organizações peticionárias foram: Justiça Global, Conectas Direitos Humanos, Articulação Nacional do Comitês Populares (ANCOP), Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), Serviço de Assessoria Jurídica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SAJU/UFRGS), Artigo 19 Brasil, Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, Quilombo Xis — Ação Cultural e Comunitária, e United Rede Internacional de Direitos Humanos (URIDH).

A audiência foi coberta pela Rede Brasil Atual e pelo El País, entre outras.

Leia as recomendações entregues pelas organizações peticionárias aqui.