2° Encontro de Videoativismo reúne 7 coletivos no Rio

O segundo Encontro de Videoativismo do Rio de Janeiro aconteceu na Ocupação Manoel Congo e reuniu representantes de coletivos como Mídia NINJA, Mídia Independente Coletiva, A Nova Democracia, Festival Globale Rio, Laboratório de Direitos Humanos de Manguinhos, Linhas de Fuga e Coletivo Tatu.  

A WITNESS apresentou os aplicativos Obscuracam (para proteger identidades) e CameraV (para coletar metadados com segurança) e introduziu alguns protocolos básicos de vídeo como prova jurídica. O renomado advogado Marino D’Icarahy compartilhou o caso do Baiano, em que vídeos tiveram um papel fundamental para comprovar a inocência do ativista, e o jornalista Patrick Granja falou sobre os desafios de segurança ao fazer cobertura de chacinas e violência em favelas da cidade.  

Os participantes reiteraram os desafios discutidos no 1 Encontro de Videoativismo, como segurança (física e digital), preservação e arquivamento de arquivos, multiplicação de videoativistas e estratégias para maior impacto e alcance.