Blog

3 dicas para aumentar o envolvimento do público durante as transmissões ao vivo no Facebook

Transmissão ao vivo é um dos formatos de conteúdos que mais gera engajamento na Internet. Parece que é só receber a notificação dizendo que alguém está ao vivo para nascer aquela vontade quase incontrolável de clicar na notificação e conseguir acompanhar uma história, no imediato momento em que ela acontece.

O MobilizaJá (Mobil-Eyes-Us, em inglês) explora esse potencial de mobilização e participação que as transmissões ao vivo possuem. A partir das ações individuais e coletivas, que podem ser tomadas pelo público, esta iniciativa pesquisa, estimula e apoia transmissões ao vivo de mídias comunitárias no Brasil e nos Estados Unidos. O objetivo é sempre tornar as pessoas partes ativas das transmissões que assistem, permitindo que elas demonstrarem solidariedade e tomem ações concretas, como foi feito, por exemplo, no projeto piloto durante as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Além disso, nós acompanhamos, pelo menos, 18 transmissões ao vivo feitas por ativistas do Rio de Janeiro e de favelas de outras cidades do Brasil nos protestos, marchas e até streamings com evidências sobre violações de direitos. Com base nas experimentações que fizemos no aplicativo Mobil-Eyes-Us, compartilharemos uma série de dicas e boas práticas que funcionaram e possuem boas possibilidades de gerar engajamento.

Neste primeiro post, iremos abordar a preparação do streaming, o momento anterior à transmissão em si. Então, chega de história e vamos às dicas:

 

DICA 1 – Defina com antecedência o horário de sua transmissão.

Se você está planejando transmitir uma sessão previamente agendada, separe um tempo para se planejar e permitir também que seu público se planeje para estar disponível durante o evento ou a situação que será transmitida. Você pode criar um evento público no Facebook ou talvez enviar mensagens para algumas pessoas minutos antes de você começar sua transmissão. Você pode até fazer um ao vivo, convidando para assistir seu ao vivo em breve. Acredite! Dá certo! =)

 

DICA 2 – Agende sua sessão num horário que seu público esteja online

Não adianta agendar com antecedência, se você escolher um horário ruim. 🤷‍♀️ Todo esforço de preparação pode ser em vão se o seu público não puder assistir sua transmissão. Por exemplo, se você está planejando atingir estudantes, é uma boa ideia evitar os horários escolares. Fique atento a outros eventos que podem interferir na disponibilidade das pessoas que você gostaria de atingir, tais como feriados ou jogos de futebol.

 

DICA 3 – Rascunhar um script para te guiar durante a transmissão

Ninguém quer ficar ouvindo você repetindo frases aleatórias tentando construir um pensamento, no exato momento da transmissão. 🙄 Leia, pesquise sobre o tema, organize os pontos que precisam ser abordados, isso vai te ajudar a não esquecer nada.

Você pode rascunhar um script, como este, para te guiar durante a transmissão: leia e estude sobre o principal assunto do seu vídeo, escreva algumas notas e também pense previamente em algumas diferentes “chamadas para ação”, assim será mais fácil engajar sua audiência sem se tornar repetitivo. Abaixo há um exemplo de um script preparado com um dos colaboradores, Thainã de Medeiros do Coletivo Papo Reto, durante os Jogos Olímpicos de 2016.

 

Em breve, tem mais!

Fique atento às redes sociais da Witness Brasil, como nossa página no Facebook. Em breve, iremos divulgar mais dicas para você extrair o máximo potencial de suas transmissões ao vivo!