Blog

Moradores filmam agressão policial a jovem em Salvador: ‘Você para mim é ladrão, olha esse cabelo’, diz PM

Moradores do bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador, filmaram o momento de uma agressão policial durante uma abordagem da PM a um grupo de jovens. Um dos militar agrediu um rapaz com murros e chute, e fez insultos racistas ao se referir ao cabelo dele.

O caso aconteceu na noite de domingo (2). Nas filmagens, também é possível ouvir o policial chamar o jovem de “viado”.

Apenas no perfil do ativista Raull Santiago, o vídeo acumula +20k views. A exposição do vídeo na internet exigiu que a Polícia Militar e autoridades políticas se posicionassem sobre o caso absurdo. Até o governador publicou um tweet fazendo mea culpa e solicitando investigação.

A Polícia Militar informou que o vídeo será encaminhado para Corregedoria Geral da PM, para ser analisado e disse ainda que, “não preconiza com a violência e rechaça todo e qualquer tipo de conduta violenta”, mas quem mora na favela sabe bem como a polícia age.

“Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?”.

Gritava o militar, enquanto puxou um boné que a vítima usava. O mesmo policial chega a dar murros na costela do rapaz, além de um tapa no rosto e um chute na barriga. Em um frame do vídeo é possível sugerir que o PM rouba o celular do menino durante a abordagem.

Os vídeos podem ser fundamentais para revelar a verdade, mas precisamos seguir algumas dicas para se manter seguro durante o registro de uma violência.

OBSERVE o lugar que você está posicionado ao filmar.
Um video pode revelar de onde foi filmado, e colocar o autor e seus familiares em risco. Proteja sua casa e sua identidade, evite falar durante as filmagens.

Saiba mais aqui:

Filmando com um celular