Novo tutorial ajuda testemunhas e moradores a filmar violência policial com celular em favelas

Esta semana choramos, junto com muitos de vocês, a morte do menino de Eduardo de Jesus, de 10 anos, assassinado com um tiro de fuzil na cabeça enquanto brincava na porta de casa no Complexo do Alemão.  E no dia anterior, a morte de outra moradora –Elizabete de Moura– atingida por tiros dentro da própria casa.

Muitos vídeos têm surgido –filmados por moradores, testemunhas, ativistas– da violência no Complexo do Alemão nos últimos dias.  Em alguns casos, os vídeos podem ajudar muito, ao gravar provas importantes (como detalhes da cena do crime) que podem vir a desmentir a versão oficial da Polícia.  Mas também há casos em o vídeo pode atrapalhar — colocar vidas de testemunhas em risco, gerar perseguição ou até mesmo violar a honra e dignidade das famílias das vítimas.

Por isso, fizemos este guia de bolso com dicas rápidas de como (e o que filmar) com o celular quando há violência policial num contexto como o das favelas.  A primeira regra, se não for seguro, não filme!  Nos ajude a melhorar essas dicas e compartilhe com suas redes!

BAIXE O MATERIAL COMPLETO AQUI.

ACESSE A BIBLIOTECA COMPLETA DE MATERIAIS AQUI.