Jornal The New York Times destaca trabalho da WITNESS e Coletivo Papo Reto no Brasil

Em uma reportagem de destaque na sua revista dominical, o The New York Times publicou ontem a matéria A Mídia Não Se Importa com o Que Acontece Aqui (leia a original em inglês aqui e uma versão traduzida para o português aqui).

A reportagem fala da importância do trabalho de coletivos de mídia como o Coletivo Papo Reto num cenário de violência, negação de direitos e abuso policial.  Ao contar a história de como surgiu o coletivo, o jornal observa:

“Em poucas semanas, o Papo Reto tinha se transformado em uma espécie de torre de sinal para a comunidade. Os membros do coletivo recebiam fotos e vídeos de invasões policiais e de veículos alvejados por tiros que eram enviados por moradores do Alemão usando o aplicativo para celulares WhatsApp. O Papo Reto disseminava as imagens em grupos de bate-papo ou no Facebook e outras mídias sociais.”

Depois disso, a matéria analisa como esses registros têm (ou poderiam) alavancar processos por justiça, destacando a experiência da WITNESS colaborando com grupos ao redor do mundo para ajudar mais ativistas a coletarem vídeos que poderiam ser utilizados como prova jurídica em processos defendendo direitos humanos.  (Saiba mais sobre o nosso trabalho nessa área aqui e aqui).

Ficamos muito felizes de ver o trabalho dos nossos queridos parceiros do Coletivo Papo Reto tão bem contextualizado e retratado com tanta precisão e dignidade.  Vida longa à mídia comunitária em prol da justiça!