Mobil-Eyes Us, táticas e práticas para um vídeo convocatório engajador

Aprendemos durante as duas fases concluídas do piloto do Mobil-Eyes Us que ativistas comunitários, no Rio de Janeiro, fazem uso regular de transmissões ao vivo convocando moradores e ativistas tanto a se fazerem presentes em manifestações pela luta de direitos quanto para eventos nas comunidades. Muito disso se dá ao fato que vídeos de transmissões ao vivo tem mais visualizações que qualquer outro tipo de publicação no Facebook, além de gerar de 6 a 10 vezes mais comentários que uma publicação de texto ou foto. Com isso, transmissões convocatórias servem muito bem como ferramenta de engajamento online, já que costumam ser produzidas com antecedência ao evento e podem ser compartilhadas como vídeo de divulgação mesmo depois de finalizadas.  

Vamos compartilhar aqui o que pudemos aprender sobre como produzir uma transmissão convocatória eficaz com 3 exemplos distintos de comunicadores proeminentes em suas comunidades. A começar com Raull Santiago, do Coletivo Papo Reto no Complexo do Alemão, com um exemplo dentro de uma campanha de sucesso que pudemos incluir na curadoria de transmissões dentro da plataforma do Mobil-Eyes Us, fornecendo contexto e tradução simultânea para a língua inglesa.

Exemplo de uma das transmissões da campanha dentro do Mobil-Eyes Us com tradução para o Inglês.

Um dos maiores destaques desta convocatória analisada aqui e que abriu a campanha é o enquadramento escolhido que mostra os membros do Coletivo Papo Reto com seus equipamentos e trajes de proteção completos, bem como a favela e o icônico teleférico como o pano de fundo.

https://www.facebook.com/raullsantiago/videos/1257541877627393/

Essa imagem de impacto junto ao texto breve e eficiente da publicação que acompanha o vídeo ao vivo resume bem e completa a estratégia de divulgação e engajamento. Mesmo quem assistir depois da transmissão vai poder compartilhar o breve vídeo – duração curta é outra característica importante para uma transmissão convocatória de impacto – já informando os fatos principais assim como horário e endereço do evento em questão. Neste caso em particular o texto da publicação também serve como uma garantia que a informação dada na transmissão vai ser passada para o público mesmo com uma conexão ruim gerando defeitos de áudio e/ou vídeo. Uma transmissão convocatória, em geral, não tem a mesma urgência que outros tipos de ao vivo. Por isso é importante escolher uma localização que tenha impacto visual assim como um bom sinal de internet. Assim o ao vivo pode virar um vídeo muito bem feito sem grandes custos de produção onde as informações dadas serão não só compreensíveis, mas compartilháveis.

Percebemos durante o processo desse piloto a importância da contextualização para um maior engajamento na luta contra violações de direitos. No caso específico desse ao vivo, Raull dá um contexto completo de todas as violações que estavam acontecendo, essa é uma tática eficiente para destacar a importância do apoio de testemunhas distantes assim como apoiadores presenciais. Essa convocatória foi a primeira de uma série de 12 transmissões ao vivo produzidas pelo Coletivo Papo Reto que reuniu midiativistas independentes, jornalistas de grandes veículos de notícias, Ministério Público, Defensoria Pública e advogados ativistas defensores de direitos humanos para denunciar as inúmeras violações.

Audiência pública adicionada ao Mobil-Eyes Us que contou com tradução para inglês e contextualização ao vivo

Vamos analisar alguns desses vídeos como exemplos em postagens futuras, mas é possível entender o contexto da situação e o nível de organização da campanha nessa transmissão do Raull Santiago do dia 4 de fevereiro de 2017. Onze dias depois a campanha ainda estava reunindo pressão e documentando as violações no Largo do Samba, e podemos acompanhar como o Coletivo Papo Reto se reuniu com os moradores para pensar estratégias de defesa e denúncia e também como o Thainã de Medeiros, também do Coletivo Papo Reto assim como streamer para o DefeZap, coletou denúncias dos moradores. A iniciativa Mobil-Eyes Us da WITNESS se juntou à essa campanha adicionando as transmissões ao vivo, produzidas pelo Coletivo Papo Reto e pelo DefeZap, à sua curadoria e oferecendo tradução ao vivo para a língua inglesa para aumentar o alcance das denúncias.

Estamos trabalhando em nossos workshops e treinamentos a cultura de troca com o público não apenas como ferramenta de engajamento e expansão de alcance de público, mas como ferramenta de colaboração e co-presença. Enquanto isso, incentivamos, por exemplo, a prática do streamer pedir para escreverem na caixa de comentários as informações de contexto para facilitar a compreensão para o público que assiste a transmissão depois de encerrada ou uma vez que é compartilhada posteriormente. Isso não só ajuda a transmissão a ter mais alcance dentro do Facebook – já que vídeos com comentários tem maior facilidade de aparecerem nas timelines dos usuários – como tira o público da posição passiva de espectador engajando ele a entender suas habilidades diversas como ferramentas colaborativas.

https://www.facebook.com/fransergiogoulart/videos/vb.569979800/10155768502184801

O segundo exemplo de convocatória a ser analisado foi produzido pelo Fransérgio Goulart do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu feito para convidar ativistas e moradores a participarem do seminário “Comunicação, Cultura e Ativismo” na Baixada Fluminense. Para adicionar credibilidade à sua transmissão Fransérgio de início já explica onde trabalha e marca no texto da publicação os ativistas de participação já confirmada no seminário. Ao contrário da publicação supracitada do Raull, Fransérgio escolheu realizar a sua transmissão de dentro de seu escritório para ter uma qualidade de vídeo e áudio mais estável usando uma rede wi-fi, mas ele não se preocupou tanto em criar uma imagem impactante com o seu enquadramento.  Ao analisarmos mais de 100 transmissões produzidas durante o ano de 2017 pudemos perceber que em uma transmissão ao vivo enquadrada de forma vertical é melhor manter o foco do seu enquadramento na metade superior do vídeo uma vez que os comentários e reações são sobrepostos na parte inferior do vídeo no Facebook.

A estratégia usada aqui é simples e direta. Fransérgio explica muito bem a importância do evento assim como informa detalhes como data, palestrantes, convidados confirmados e endereço completo do evento – que ele repete lentamente para que o seu público possa compreender e anotar se necessário. A convocatória é curta, direta ao ponto, com uma excelente conexão – e consequentemente uma excelente qualidade de vídeo e áudio – e com as principais informações repetidas mais de 4 vezes ao longo do vídeo. Assim como o Raull fez em sua convocatória pudemos observar a importância de adicionar a data e endereço do evento à publicação, desta forma, as pessoas podem conhecer os detalhes, mesmo sem apertar o botão play.

https://www.facebook.com/vozdascomunidades/videos/1712031948868112/

No terceiro exemplo de transmissão convocatória vamos analisar as principais estratégias usadas por dois poetas do Complexo do Alemão, MC Martina e MC Al-Neg, convidados a transmitirem pelo canal Voz das Comunidades para chamar os moradores para um evento de poesia e resistência cultural no Complexo do Alemão. Logo na apresentação empolgante os dois explicam que não sabem mexer com o celular utilizado se exonerando de qualquer pressão de produzir uma transmissão profissional. Ao mesmo tempo isso também os aproxima do público que em geral aprecia quando artistas usam outras plataformas para se conectarem. Martina faz essa aproximação com o público tão bem e naturalmente que logo após se apresentar, enquanto espera o Facebook gerar uma platéia para a transmissão, ela já começa a dizer oi diretamente, citando o nome completo, para as pessoas já presentes na transmissão. Essa tática de engajamento com o público é perfeita tanto para convocatórias como para qualquer início de transmissão ou momento de pouca ação e/ou informação, no caso de uma transmissão de longa duração como vamos ver mais tarde na nossa série de publicações. Uma das vantagens dessa tática é que ela também estimula seu público mencionado a comentar, espalhando a transmissão mais facilmente pelo feed de notícias do Facebook.

Aqui o enquadramento é mais dinâmico mas segue a lógica de criar impacto imagético e gerar um vínculo com os moradores da região. Mesmo com a conexão da internet falhando os dois MCs mostram muito jogo de cintura e cativam o público dando o contexto do coletivo que participam, explicando a origem do Slam Laje, contextualizando não só o evento mas também os participantes, improvisando rimas e dançando. Os problemas de conectividade não atrapalham a transmissão e acabam por ser uma ótima oportunidade para repetir as informações principais. Vale ressaltar como a repetição de informações chaves são essenciais para comunicar urgência em transmissões ao vivo, principalmente se tais informações construírem uma narrativa listando fatos de impacto.

Como ninguém da platéia colaborou incluindo os links das páginas citadas nos comentários a MC Martina, uma hora após a transmissão, comentou marcando a página do Slam Laje com o link do evento, comentou divulgando a sua própria página, assim como também comentou divulgando a página dos Poetas Favelados. A vantagem de fazer esses comentários informativos após a transmissão é que esses comentários tem mais chances de aparecerem na seleção de comentários feita pelo Facebook após o fim do ao vivo e consequentemente serem de fácil leitura a qualquer um que assistir ao vídeo posteriormente.

Aprendemos durante as fases de teste do Mobil-Eyes Us que o ideal é ter uma pessoa como apoio ou base comentando essas informações chaves durante a transmissão. No caso do aplicativo isso pode ser feito com colaboradores a distância que recebem uma notificação com pedidos específicos de ajuda e troca.

Colaboradores se organizam sobre quem pode traduzir uma transmissão adicionada ao Mobil-Eyes Us que contou com tradução para inglês e contextualização ao vivo em abril de 2017.

Qualquer que seja a plataforma usada, o que observamos é que em geral as pessoas estão bem dispostas a participar mais ativamente de transmissões ao vivo, seja ajudando a divulgar páginas e links de trabalhos importantes, ou ajudando a compartilhar e espalhar rapidamente uma situação. O escopo de possibilidades de troca e colaboração é vasto e abrange ainda mais quando o público percebe que suas habilidades úteis são mais diversificadas do que se pensa.